Batismo da neta Maria (1751) dava a ele e a esposa como naturais da freguesia de Nossa Senhora do Rosário, Ilha de São Miguel. Pode ter casado de novo: registro de casamento em Rio Grande de um Manoel Leite Vieira em 06/06/1757 com Agueda da Luz. Os pais do noivo eram Antonio Leite Vieira e Maria Viera de Vasconcellos.
Fenais d'Ajuda é a mais oriental freguesia do concelho (de Ribeira Grande). Nossa Senhora da Ajuda é a Padroeira desta freguesia com 1300 habitantes e que ocupa uma área geográfica de 13.36 kms 2. Esta localidade nem sempre se denominou Fenais d'Ajuda, outrora foi Fenais da Maia, por volta de 1500 e após ser habitada por pessoas vindas da Maia, passou a chamar-se Fenais de Vera Cruz devido à semelhança da sua ponta com uma cruz, finalmente é edificado uma Ermida em honra de Nossa Senhora d'Ajuda passando a ter pelo facto o nome que tem hoje. Curioso é também o facto de que os Fenais d'Ajuda nem sempre terem pertencido ao concelho da Ribeira Grande já que até 1819 ter pertencido ao concelho de Vila Franca, em 1820 de Nordeste, em 1839 da Povoação, em 1856 da Ribeira Grande, em 1876 novamente da Povoação e a partir de 1896 até aos nossos dias da Ribeira Grande.
Mail de Nelson Jorge, segun microfilm:
Casamentos 1701-1835: Achadinha (N. Srª do Rosário),
Ilha de São Miguel
Ano: 1706
-------------
An.to Leyte e Anastacia de Medeyros
Casamentos - Achadinha (N. Srª do Rosário) 1701-1835
Ano: 1706
-------------
An.to Leyte
Anastacia
de Medeyros
1. Em os seis dias do mes de Novembro de mil e sete
2. sentos e seis annos em esta parochial da Sinhora do Ro
3. zario deste Lugar da Achadinha feitas as denunciassoes
4. canonicas na forma do Sagrado Concilio Tridentino
5. sen se descubrir impedimento algu por mandado do R.do
6. ouvidor Simam da Costa Rezende se cazaram com pala
7. vras de prezente in facia eclesia em prezenssa do R.do
8. P. Vig.ro desta jgreja Francisco Lopes Vieira, Antonio
9. Leite Viera natural do lugar dos fenais da vera Cruz
10. viuvo de Maria Vieira [Vasco(n)cellos] (se)pultada na j
11. greja dos Reis Magos do dito lugar com Anastacia de Me
12. deiros filha de Alvaro Vieira natural deste lugar da
13. Achadinha onde foi batizada ella contrahente e de Maria
14. [May/Moniz/Miz?] natural do dito lugar foram testemunhas Joseph
15. de Amaral Vasco(n)cellos e Antonio Pachequo filho de An.to
16. Pachequo e outras m.tas pessoas q. prezente estavam e asign
17. naram comigo dia mes era ut supra.
18. O Cura Manoel de [M...]
19. Joseph Amaral de [Vascon...]
20. Antonio da [...]
O Medeyros, s. su partida de matrimonio
Ella era la abuela paterna de Ana de Medeiros y estaba casada con Antonio Leite Vieira. Nacio en la iglesia Nossa Senhora do Rosário en la Vila da Praia, Isla Terceira, Azores. Esta mencionada en "Portugueses no Uruguai" y "O fundador do Herval". También en la partida de bautismo de su nieto Antonio Moniz Leite (II), hijo de Antonio Moniz Leite y Francisca Fagundes de Oliveira donde pone que era "neto por parte paterna de Antonio Leyte Vieyra e de sua mulher Anastasia de Medeiroz".
48Nestor, sin embargo, da en 2001 este nuevo lugar de nacimiento: freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Achadinha, concelho de Nordeste, ilha de S.Miguel, Açores segun sus investigaciones en Utah.
Primeira Geração
1. Antônio Leite Vieira.
Antônio casou-se com (1) Anastácia de Medeiros. Anastácia nasceu em freguesia de N.Sa.do Rosário, ilha Terceira (Açores). Eles tiveram os seguintes filhos
2 M i. Antônio Moniz Leite1 nasceu cerca de 1710 em freguesia dos Santos Reis Magos dos Fenais da Ajuda, ilha de S.Miguel (Açores).
Antônio casou-se com Francisca Fagundes de Oliveira, filha de Sebastião Pedro Fagundes Varela II e Clara dos Anjos. Francisca nasceu em 1724 em Mariana-MG.
Antônio também casou-se com (2) Maria Leite de Vasconcelos.
Freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Achadinha, concelho de Nordeste, ilha de S.Miguel, Açores
4/11/01 Aparece finalmente el apellido De Medeiros Munis en el libro sobre los Muniz enviado por Enrique Yarza.
17Monizes: Procedem de Vasco Martins Monis fidalgo da Caza del Rey, e filho segundo de Henrique Monis Alcaide mor de Silves, e de sua segunda mulher D. Ignes de Menezes filha de Gonçallo Nunes Barreto Alcaide mor de Faro, e de D. Izabel Pereira, que foi filha de Diogo Pereyra comendador mor da Ordem de Santiago, e Governador da Caza do Infante D. João, filho del Rey Dom João I. Passou a povoar nesta Ilha, onde teve grande caza na villa de Machico. Delle faz memoria Manoel Thomas, com a ocazião de socorrer a fortaleza de Cabo de Guer, com hum navio a sua custa, em hum largo panegirico. Cazou tres vezes na mesma Ilha; e deixando nobilissima descendencia, de que ainda se conserva a baronia, faleseu em Portugal na villa de Torrão, em caza de sua May, no anno de 1510., havendo instituido morgado da sua terça, no testamento que aprovou em 15 de Setembro de 1483.
-Nobiliaria da Ilha de Madeira-
O Maria Leite de Vasconcellos, segun la partida del segundo matr. de Antonio Leite.
15Familia Manuel Leite Vieira, Pg. 58-9, MANUEL LEITE VIEIRA - Soldado Dragao, da ilha de S. Miguel, freg. dos , Santos Reis Magos de Fenais da Ajuda, filho de Antonio Leite Vieira e Maria Leite de Vasconcelos, irmao consanguineo de Tit. Antonio Moniz
O Vieyra