O Doromondo, o Drumondo, o Escocia, o Escocio, o Escorcio, como paso a ser conocido en Madeira...
Tambien se encuentra Ormonde como derivacion.
Foi um cavaleiro andante. Lutou em guerra na França, em 1418, junto do delfim Carlos VII e de Santa Joana d'Arc contra os ingleses (recordemos que era escoces...) liderados pelo grande Henrique V. Em 1427 passou à Espanha, onde lutou ao lado de d. João I de Castela, e daí foi a Portugal, de onde se fixou na Madeira, onde obteve sesmaria em 1430. ? entre 1460 e 1470 na Madeira. C.c. Branca Affonso, irmã do primeiro vigário de Santa Cruz na Madeira, naturais de Covilhã. Filhos: João Escocio, Beatriz Escocia, Isabel Anes Escocia, Catarina Anes Escocia.
Teria sido o primeiro "João Escocio" da ilha. Viveu em Santa Cruz, onde pode ter falecido. Teria nascido em Stobhall.
http://www.madinfo.pt/organismos/ceha/guia/revistas.htmlhttp://www.ceha-madeira.net/livros/cap133.htmDromondos: Procedem de João Escorcio Dromondo, natural do Reyno de Escorcia, e filho de João Dromond Senhor de Estobal, e irmão de Anabella mulher de Jacobo IV., Reys de Escorcia; dos quais procederão os da Gram Bertanha; como tudo largamente se prova de hua justificação feita no proprio Reyno, em 18 de Maio de 1525., como tambem pello Brazão de armas passado a Diogo Pires Dromondo seu bisneto, por El Rey D. João III., em 19. de Março de 1538, e outros muitos que se passarão a seus descendentes; de que tudo vimos originaes, celados com varios cellos, de ambos Reynos. Viveo na Villa de Sancta Cruz, onde cazou com Branca Afonso, Irmãa do 1º vigario daquella Collegiada, e naturaes da villa de Covilhaã em Portugal. Tiveram larga, e nobre descendencia. São suas armas em Campo de ouro, tres faxas ondadas de vermelho, e por diferença hua brica de verde, com hum D. de ouro.
Meneses Vaz: "Armas- De ouro, tres faixas, ondadas de vermelho. Timbre, um galgo de sua cor, com coleira de ouro." . "João Drumond foi o primeiro desta familia, que passou à Madeira. Fez seu assentamento junto da Ribeira da Boaventura, em Santa Cruz".
Conforme o texto do "Nobiliario da Ilha da Madeira" de Henrique Henriques Noronha:
"João de Drummond, morto seu pae e Senhor João de Drummond de Stobald, por ser homem magnanimo e mui desejoso de conhecer varias nações e correr diversos reinos, deixando o reino de Escocia, seguindo melhor fortuna a que a esperança o guiava, se partio para França, e d’ahi pâra o reino de Granada pâra pelejar contra os inimigos de Christo contrarios de graça aos Christãos, e depois se partio pâra a Ilha d’a Madeira,"
Escorsios: Procedem do mesmo Dromondo; e uzarão tambem deste apelido seus descendentes; por ser o dito João Dromondo natural do Reyno de Escocia.
“e revolvendose diligentemente as armas e antiguidades d’a dicta familia, conforme ouvirão e alcançárão de seus antepassados, e certissima e indubitalvelmente, conhecêrão que o dicto Senhor de Drummond, que n’a Ilha d’a Madeira falleceu, fôra filho d’o Senhor João Drummond Estobald, o qual era irmão d’a Ilustrissima Senhora Ara Bela Rainha de Escocia, d’a qual successivamente por linha direita os nobilissimos Reis d’Escocia succedêrão, d’os quaes o quinto mancebo ainda n’estes nossos tempos reina ditoso. E que o mesmo fôra irmão d’o nobilissimo Senhor Malcolino de Drummond Conde de Marren, e que nascêra junctamente com quatro irmãos de preclara nobreza de uma filha d’o nobilissimo Senhor Millo de Sancto Claro, Conde de Orcadia, o qual Senhor João de Drummond, morto seu pae e Senhor João de Drummond de Stobald, por ser homem magnanimo e mui desejoso de conhecer varias nações e correr diversos reinos, deixando o reino de Escocia, seguindo melhor fortuna a que a esperança o guiava, se partio para França, e d’ahi pâra o reino de Granada pâra pelejar contra os inimigos de Christo contrarios de graça aos Christãos, e depois se partio pâra a Ilha d’a Madeira, aonde, como acima fica dicto, deixando muita geração morreu”