NameAuta da Costa Medeiros 89
Birth Date1 Nov 1854
Death Date20 Jun 1943 Age: 88
MotherEulalia Pereira da Costa (1825-1897)
Spouses
Birth Date21 Nov 1849
Birth PlaceHerval, Rio Grande do Sul, Brasil
Death Date14 Aug 1936 Age: 86
MotherMaria Auta Pereira da Costa (1813-1854)
Marr Date23 Sep 1872
Notes for Auta da Costa Medeiros
Á 23 de Setembro de 1872, contrahi matrimonio com minha prima irmã, Auta da Costa Medeiros, nascida na mesma Estancia do Cerro do Bahú, a 1 de Novembro de 1854, filha legitima de meus tios Sebastão Ignacio de Medeiros e Eulalia Pereira da Costa
Notes for Laudelino (Spouse 1)
Autor de un breve opusculo de tres paginas en 1936, joya de la genealogia y la nobleza de caracter, que se puede ver en
http://www.medeirosfranke.com/livreto.html, origen de las notas de esta familia e inspiracion de muchos primos para seguir su descendencia.

Ver tambien
http://www.medeirosfranke.com/ y el site del primo Fabiano Silveira Medeiros, http://arvoregenealogica.wordpress.com, cada vez mas pulido, profesional y generoso.

Extractos:
Rio Negro, Junho de 1936, Estado do Rio Grande do Sul
por : Laudelino da Costa Medeiros

Com o objectivo de que meus filhos e netos, não vivam sempre na ignorancia da genealogia de sua família; cuja ignorancia, considero muito censuravel, entre pessoas de certa ordem social; motivo porque, deliberei, já no ultimo quartel de minha existência, a escrever esta recordação, que peço conservem em lembrança, para que, nas ocasiões oportunas, não tenham que, constrangidos dizer : - nada sei dos antecedentes de minha familia: Isto considero uma vergonha.
Portanto, os principaes factos que me recordo e mais interessam, são os seguintes:
Nasci, a 21 de Novembro de 1849, no municipio do Herval, Comarca de Jaguarão, na Estancia do Serro do Bahu, pertencente a familia Pereira da Costa; tendo, anteriormente, pertencido a minha bisavo Maria Muniz Amaro da Silveira.
...
Minha mãi, deixou aos filhos regular herança, em campo, gado e escravos; porém a sorte foi ingrata comnosco: meu irmão José Maria, faleceu muito moço. Eu não em extravagancia, porém em reveses de negócios, perdi totalmente meus haveres.
...
Eu, si não recuperei os bens perdidos, ao menos, consegui, pelo amor ao trabalho, o necessario, para não ser pesado a ninguem e considero que, meus bons filhos, com os bons exemplos de seu pai e de sua boa e carinhosa mãi, tem sempre sabido trilhar a estrada do dever e da honradez. Seus pais, não lhes deixarão bens de fortuna, porém, sim, um nome que, jamais terão constrangimento de pronunciar. Peço a todos os meus bons filhos, que nunca se afastem da linha reta, para que sua prole tome a mesma vereda de brio e honradez.

Foto: Cortesia de Fa Medeiros. Vistar el album completo en:
http://arvoregenealogica.wordpress.com/2009/10/04/album-de-minha-bisavo-ambrosina-da-costa-medeiros-p-8-e-9/
http://arvoregenealogica.wordpress.com/about/
Last Modified 16 Oct 2002Created 3 Oct 2012 using Reunion for Macintosh