NameRafael Pinto Bandeira 107,23
Birth Date16 Dec 1740
Birth PlaceRio Grande, RS, Brasil
Birth MemoBaut. el 17 Dec
Death Date9 Apr 1795 Age: 54
Death PlaceRio Grande, RS, Brasil
OccupationBandolero, Coronel, Contrabandista, Gob. interino de Rio Grande do Sul en dos ocasiones.
FatherFrancisco Pinto Bandeira (1701-1771)
MotherClara Maria de Oliveira (1720-1781)
Spouses
Birth Dateabt 1743
Birth PlaceMision de San Lorenzo, RS, Brasil
Death Dateabt 1787 Age: 44
Marr Date17 Oct 1773
Marr PlaceRio Pardo, RS, Brasil
Birth Date1763
Birth PlaceColonia del Sacramento, Colonia, Uruguay
Death Date25 Feb 1850 Age: 87
Marr Date6 Apr 1788
Marr PlaceRio Grande, RS, Brasil
ChildrenRafaela (1792-1888)
Notes for Rafael Pinto Bandeira
mencionado siempre como “el gran Rafael Pinto Bandeira”
http://www.paginadogaucho.com.br/pers/rpb.htm

Rafael Pinto Bandeira que o Marquês de Lavradio dissera ter, na cabeça, o verdadeiro mapa do Rio Grande, foi um homem bastante volúvel em questão de mulheres. Casou pela primeira vez em Rio Pardo a 15 de outubro de 1773, com dona Maria Magdalena Pereira, nascida e batizada na Missão de São Lourenço, viúva de Santiago Costa e filha legítima de Cândido Pereira e de dona Benedita Madalena da Costa. Dêste matrimônio não houve filhos. Falecendo dona Maria Magdalena.
Casou pela segunda vez a 2 de abril de 1788, já com 47 anos de idade, com dona Josefa Eulália de Azevedo e Souza, natural da Colônia do Sacramento, que viera com seus pais José de Azevedo e Souza e dona Bernardina do Espírito Santo Duarte e mais onze irmãos, para a vila do Rio Grande em virtude do tratado de 1777. Dêsse segundo matrimônio houve o casal uma filha - dona Rafaela (que passou à História com o apelido de "Brigadeira") - que foi casada com o Coronel Vicente Ferrer da Silva Freire, um dos primeiros habitantes do atual município de Canoas e proprietário de uma chácara em Pôrto Alegre, na zona ocupada pela Praça D. Feliciano e ruas Pinto Bandeira e Coronel Vicente, até a Voluntários da Pátria. O local era conhecido por "Chácara da Brigadeira", pois ali residiu após a morte do marido

Se le menciona en algunos lados como yerno de Miguel Carai, Rei dos Minuanos... pero no sabemos a traves de que esposa. Posiblemente una Sra. no legal...
Cacequi, que na língua indígena quer dizer "rio dos Caciques" foi cenário das últimas grandes tolderias dos índios Minuanos, pertencentes aos índios cavaleiros, assim chamados pela eficiência que domesticaram o cavalo trazido pelo branco conquistador desde a Europa. Neste município viveram os cinco maiores caciques Minuanos: Batu, Tajuí, Maolen, Salteinho e Dom Miguel Caraí.
Notes for Maria Madalena (Spouse 1)
Sin hijos
(San Lorenzo de las Misiones ?) Se decia que Pinto Bandeira habia tomado una esposa Tape (Minuana) y que de ahi venia su ascendiente con los referidos indios, aunque no pareciera ser esta, ya que el padre de la esposa india era el Cacique Miguel Carai.
Last Modified 16 Dec 2010Created 3 Oct 2012 using Reunion for Macintosh