NameClara Dos Anjos (de Melo e Lima Correia de Feijo)90,96,97
Birth Date22 Aug 1683
Birth PlaceCandelaria, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Birth MemoCrismada en esa fecha
Spouses
Birth Date30 Oct 1678
Birth PlaceSe, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Birth Memon. RJ ( Sé,4º,135v) bautismo
Death Dateabt 1730 Age: 51
Death PlaceRio de Janeiro, RJ, Brasil
Marr PlaceViana do Castelo, Portugal
Birth PlaceBenavente, Santarem, Portugal
Marr Date1 Oct 1700
Marr PlaceCandelaria, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Sep Dateabt 1703
Notes for Clara Dos Anjos (de Melo e Lima Correia de Feijo)
O resumo da ópera é o seguinte até então: Clara casou - se com Francisco em 1700 adolescente ainda com 18 anos e tiveram 2 filhos um durante o casamento, desquitaram-se em 1703, devem ter reatado provisióriamente e tiveram o José em 1704, tudo sempre na Candelária local onde tb foi batizada, e não sabemos exatamente em que ano ela foi para Mariana - MG muito possívelmente com os 2 filhos de Francisco ( ih, parece até o filme de Zézé de Camargo...) e sómente 11 anos após ela batiza os primeiros filhos tidos com Sebastião em 1715 ( Pedro e Jeronima), na verdade ela não teve os filhos como nosso vovô Sebastião solteira e sim desquitada, aliás tem um códice na Cúria só para anulação de casamentos e desquites com índice que certamente pesquisarei na próxima 4ª feira assim como o batizado de Micaela e José para ver se citam os avós, estou agora super curioso para descobrir o local e os pais de nosso novo-vovô Alferes João de Lima Correia de Feijó e o pai de nossa nova-vovó Antonia de Melo e sua origem, muito provavelmente eles são de Santo Antonio de Sá Macuco segundo o depoimento do processo de genere cidade que já não existe mais, ficava nas proximidades de Itaboraí ( certo João?), bem perto do RJ, já telefonei para o Gilson Nazareth para ver se tinha algo mas infelizmente é exatamente como está no Rheingantz.
Abração do
Roni dos Anjos Vasconcelos Santos
Mar 2007
------------ooo-0-0-ooo------------
Los ultimos tres hijos mencionados aqui, no figuran en “Primeiras Famílias do RJ”
Sebastião Fagundes Varela, n. RJ ( Sé,4º,135v) b. 30/10/1678 filho de Pedro Alvares Fagundes e Jeronima Costa de Oliveira, com D. Clara dos Anjos
Quarta - feira passada no CBG o Nelson aproveitou minha ida para a Kátia Aurélio e pediu uma " carona" muito bem-vinda para ver se localizava o casamento de Antonio Muniz Leite e Francisca Fagundes de Oliveira além de confirmar os matrimonio dos irmãos dela ocorridos no RJ
e principalmente para ver se encontrava uma pista para a misteriosa mineira de Mariana - Clara dos Anjos - a primeira união de Sebastião Fagundes Varela, pois bem, não achei o seu casamento como era de se esperar pois não vem mencionado nas Primeiras Famílias do RJ do Carlos Rheingantz, contudo em uma das fichas de Sebastião Fagundes Varela com tinta de caneta diferente da
primeira, vem listado todos os batizados de seus filhos em Mariana e entre eles lá estava o de nossa antepassada Francisca que passou para o RS, pena nesses registros não citarem os avós.
Sebastião Fagundes Varela, n. RJ ( Sé,4º,135v) b. 30/ 10/1678 filho de Pedro Alvares Fafundes e Jeronima Costa de Oliveira , com D. Clara dos Anjos:
1 - D. Jeronima Inácia de Oliveira, n. Mariana ( Sé,1º,
9v) b. 23/ 04/ 1715, c.c. RJ ( Sé 7º, 51v) 24/ 06/ 1743
João Ferreira Lisboa.
2 - Pedro Fagundes Varela, n. Mariana ( Sé,1º, 9) b. 25/
03/ 1715 c.c. 1ª ( Candelária, 4º, 101v) 09/ 12/ 1733
Josefa Rodrigues Xavier e c.c. 2ª ( Candelária, 7º, 24)
25/ 03/ 1764 Antonia Viana da Silva., n. RJ, Candelária,
filha de Antonio Luiz de França e Florencia da Silva.
Filhos:
1º matrimônio - Dr. Francisco Xavier Fagundes
Varela, n. RJ ( Candelária )c.c. 1782 Inez Francisca
Xavier.
2º matrimônio - Dr. Luiz Nicolau Fagundes Varela
, n. RJ ( São José). c.c. RJ ( Cand. ,8º ,185) 10/ 01/
1798 Maria Isabel de Menezes.
3 - Inácio Fagundes Varela, n. Mariana c. 1717
Os 3 próximos não estão nas Preimeiras Famílias do RJ
4 - Sebastião, n. Mariana ( Sé, 2º, 34v) b. 27/ 12/ 1722
5 - FRANCISCA, n. Mariana ( Sé, 2º ,42) b. 18/ 04/ 1724
6 - Rodrigo, n. Mariana ( Sé, 2º, 54v) b. 21/ 01/ 1726 na
Capela Antonio Dias Quaresma.
Estes 6 filhos foram tidos quando solteiro em MG.
Sebastião Fagundes Varela casou no
RJ ( Sé, 5º, 118v) 30/ 06/ 1726 na Igreja de São José com
Antonia Sebastiana de Macedo, n. São Gonçalo - RJ, filha
do Cap. Sebastião Martins Coutinho e D. Beatriz Rangel de
Macedo, sem descendencia.
El unico hijo que no encaja, es Antonio Jose...
------------ooo-0-0-ooo------------
A luz das descobertas de Roni de Vasconcelos en Marzo 2007, Joao Simoes sintetiza en:
Clara dos Anjos (João de Lima Correia de) nasceu1 em Rio de Janeiro-RJ (Candelária) e foi crismada2 em 22 agôsto 1683 em Rio de Janeiro-RJ (Candelária) .
Clara casou-se com (1) Sebastião Fagundes Varela (Filho), filho de Pedro Álvares Fagundes e Jerônima da Costa, (não casaram). Sebastião foi crismado em 30 outubro 1678 em Rio de Janeiro-RJ (Sé).
Eles tiveram os seguintes filhos
6 M i. Pedro Fagundes Varela foi crismado em 25 março 1715 em Mariana-MG (Sé).
Pedro casou-se com (1) Josefa Rodrigues Xavier, filha de Páscoa Ribeiro, em 9 dezembro 1733 em Rio de Janeiro-RJ (Candelária).
Pedro também casou-se com1 (2) Antônia Maria da Silva em 25 março 1764 em Rio de Janeiro-RJ (Candelária).
7 F ii. Jerônima Inácia de Oliveira foi crismada em 23 abril 1715 em Mariana-MG (Sé) .
Jerônima casou-se com João Ferreira Lisboa, filho de Antônio Ferreira e Antônia Maria Caetana, em 24 junho 1743 em Rio de Janeiro-RJ (Sé). João nasceu em Lisboa (Mártires), Lisboa (PT).
8 M iii. Inácio Fagundes Varela nasceu cerca de 1717 em Mariana-MG (Sé).
9 M iv. Sebastião foi crismado em 27 dezembro 1722 em Mariana-MG (Sé).
10 F v. Francisca Fagundes de Oliveira foi crismada em 18 abril 1724 em Mariana-MG (Sé) . Ela faleceu em 18 junho 1815 em Porto Alegre-RS.
Francisca casou-se com Antônio Muniz Leite3, filho de Antônio Leite Vieira e Anastácia de Medeiros Muniz. Antônio nasceu em 26 fevereiro 1708 em Fenais da Ajuda, ilha de S.Miguel e foi crismado em 2 março 1708 em Fenais da Ajuda, ilha de S.Miguel. Ele faleceu em 14 dezembro 1810 em Porto Alegre-RS.
11 M vi. Rodrigo foi crismado em 21 janeiro 1726 em Mariana-MG (Sé).
16/03/07 De Roni:
Ontem estive no CBG para ver a ficha de nosso avô Alferes João de Lima Correia da Feijó (JLCF) mas infelizmente só consta o que está no Rheingantz com exceção que ele já era alferes em 1673 e deve e que consta fichas da descendencia, que não olhei pois tinha que ir para a cúria, dos filhos depois com calma anoto tudo. O Gilson Nazareth estava lá e disse acrescentou que Santo Antonio de Sá Macacu de onde JLCF e Antonia de Mello tinham terra além de ser a atual Cachoeira de Macacu como o JSL disse pode ser também a atual Itaboraí que são bem próximas, a questão é que não sei onde estão os registros dessa cidades, se é que ainda existem.
Na Cúria tentei localizar os banhos dos filhos do casal ( irmãos de Clara) mas infelizmente não estão no banco de dados que ainda não está totalmente completo ou seja tem chances de encontrá - los ainda pois lentamente estão atualizando os processos de casamento, e quanto ao desquite de Clara dos Anjos de Francisco tb lamentávelmente foi perdido pois existem processos de separação de corpos a partir de 1752 e ela separou - se cerca de 1704, bem a caça continua, tenho esperanças de encontrar os banhos do casal ou dos 3 filhos que casaram
Roni de Vasconcelos <gilro@uol.com.br> wrote:
Caríssimos primos
Minha alegria é tanta que gostaria de brindarmos essa noite, eu já tomei um vinho em homenagem a nossa vovó Clara, graças a preciosa e inesquecível dica do Grande João Simões, às excelente vibrações do Gustavo dos Anjos e às dores dos dedos de Nelson dos Anjos Fagundes Varela nessa véspera do Dia da Mulher ela apareceu!!!!
Assim que cheguei à Cúria e o Paulo me disse que não existia o precesso de genere de Antonio Agostinho já que todos os existentes no RJ estão digitalizados pedi para olhar com mais carinho pois estava uma corrente de vibrações e eu teria que pagar promessa, ele sorriu e foi procurar nos Agostinho e Bingo, lá estava o Antonio que não apareceu no prenome pois estava com acento circunflexo, voces vêem que quase perdemos nossa Clara devido a um acento....
Nelson, fiquei muito bravo com esse Diogo de Vasconcelos que nos induziu a uma pista totalmente errada com a tal Maria dos Anjos, cara, de onde ele tirou tal disparate, o pobre do Estêvam até esses dias ainda procurava o inventário da Izabel dos Anjos...
Bem, vamos aos fatos, trancrevi os dados mais relevantes:
ANTONIO AGOSTINHO - 1764 ( o processo está em péssimo estado)
Diz Antonio Agostinho ........necessita dos assentos de seus avós maternos Sebastião Fagundes Varela batizado na freguesia da Sé, filho legítimo de Pedro Fagundes e D. Jeronima da Costa e Dona Clara dos Anjos natural da freguesia da Candelária filha legítima de João de Lima e de D. Antonia de M...( rasgado)
Batizado de Sebastião
Padre Bernardo José Duarte Almeida Escrivão da Cãmara Eclesiástica dessa cidade do Rio de Janeiro por sua Exa. Reverendo..... e posto por fé que revendo o livro 4º da freguesia da Sé que serve aos assentos dos batismos dos brancos as folhas 135 verso está o assento do teor e forma seguinte, aos tres dias do mes de outubro de mil sescentos e setenta e oito anos batizei e pus os Santos Óleos a SEBASTIAM filho de Pedro Fagundes e Jeronima da Costa sua mulher. Foram padrinhos o Padre Diogo de Amorim Soares e Maria de Oliveira.
___________
Batizado de Clara ( o dito livro de batismos da Candelária já não existe mais, está desaparecido da Cúria há muitos anos).
Outrossim revendo certifico que revendo o livro 2º da freguesia da Candelária dessa cidade que também servia de assentos de batismos dos brancos a folhas oitenta e dois verso está o assento de teor seguinte, em vinte e dois de agosto de mil seicentos e oitenta e tres batizei e pus os Santos Óleos a CLARA filha de João de Lima já defunto e de sua mulher D. Antonia, foram padrinhos o Doutor Jo´se Ramirez e Valéria Cordeira mulher de João Alvares de Sousa.
O Coadjutor Sebastião Barreto de Brito.
_______
O Habilitando Antonio Agostinho natural e batizado na freguesia da Candelária e assim também sua avó materna D. Clara dos Anjos são ......de família bem conhecidas nessa terra onde tem parentes poderosos e coabitando patrimonio em Santo Antonio ( nota: Santo Antonio de Sá Macuco), nunca houve forma nem......tidos e havidos por limpeza de seu sangue e legítimos sem nunca haver sangue de mouro, ....., mulato, judeu nem haver......
________
Testemunhas do processo ( infelizmente os depoimentos já não existe mais ....)
1 - Sargento Mór Álvaro de Brito do Rego - Rua Direita ( atual Primeiro de Março)
2 - O Padre João da ( Silva?) Maciel - Rua da Ajuda ( ainda exsite um pequeno trecho na Cinelandia)
3 - Feliciano Gomes Neves - Rua dos Pescadores
4 - Sebastiana de Matos - dita Rua
5 - Doutor Bernardo da Costa Ramos - Rua Direita
6 - Francisco Xavier da Silva - Rua da Sé Nova ( atual do Rosário )
7 - Reverendo Cônego Ignacio de Oliveira Vargas - Rua do Rosário ( esse deve ser parente pois o avô mat. do Sebastião FV é Francisco de Oliveira Vargas)
8 - Francisco Rodrigues e sua mulhse Vitória dos Anjos - Rua da Ajuda.
_______
Como na Cúria tem as Primeiras Famílias do Rio de Janeiro fui direto no João de Lima e pimba lá estava nossos novos-avós na página 402 do volume II e para minha imensa surpresa, pasmem, nossa Clara dos Anjos teve os filhos com o Sebastião casada e não solteira, bem a não ser que o marido já tenha morrido mas possívelmente não pois encontrei um processo de casamento de um homônimo ( ou o próprio já viúvo ) em 1727 e ela teve o seu último filho Rodrigo na idade já madurade 43 anos em 1726, teria que confiramar os banhos para ter certeza o que pretendo fazer na próxima 4ª.
JOÃO DE LIMA CORREIA DE FEIJÓ, alferes, n. por volta de 1638 e fal antes de 1683, casado por volta de 1669 com D. ANTONIA DE MELO, fal no Rio ( Candelária 3º, 31) a 17 .5. 1700, filha de Joana do Souto. Tiveram 4 filhos e a última é:
4 - D. Clara dos Anjos, n no Rio ( Candelária 2º, 82 v) batiz. a 22.8. 1683 e falc., casada no Rio ( Candelária 2°, 6v) com Francisco Nunes Côrte Real..
Fui ao livro ver o casamento:
Em Primeiro de outubro de mil de setecentos recebi em nesta Igreja de N. S. da Candelária na forma do Sagrado Concílio Tridentino ...... a Francisco Nunes Corte Real viúvo que ficou de Leonor de Távora com Dona Clara dos Anjos filha legítima de Joam de Lima Correa e sua mulher Dona Antonia de Melo já defuntos natural desta cidade. sendo testemunhas Manoel Pinto Duarte, Bras Ferreira .
Assina Rodrigo Cide da Roza.
__________
Fui procurar os banhos e só estão no computador os de Francisco Nunes Corte Real com Leonor de Távora em 1695 e de um homônimo ou o próprio com Francisca do Rozário em 1727, tem possibilidades de encontrar com os de Clara para sabermos os 3 avós restantes e de onde o João de Lima Correia de Feijó e Antonia de Melo são naturais, mas é um verdadeiro garimpo e tem ainda no CBG caso eles tenham casado no RJ, e aí João SL caso tu vás lá poderia dar uma olhada para nós?
Well, foram muita emoções e já tenho que dormir, espero os comentários dos diletos primos. Gustavo dos Anjos, finalmente cumpri minha promessa hein, com um pouquinho de atraso é verdade.
Abração muito feliz do
Roni dos Anjos
Notes for Sebastiao Pedro (Spouse 1)
Nome dado como "Pedro Fagundes
Varella" no batismo da neta Francisca Moniz Leite em 1756. Também como "
Barella" com a neta Josefa Moniz Leite em 1752.
"O Arraial de São Sebastião surgiu nos primeiros tempos de Minas Gerais, fundado pelo sertanista Sebastião Fagundes Varela (paróquia de São Sebastião de Mariana)". Ver comentários em Mariana, MG. Lugar de origem: no batismo da neta Maria em 1751.???? conferir
Ver:
http://www.mariana.com.br/distritos.htm por Bandeirantes, actual nombre.
Joao Lopes informa que:
"A minha fonte do Fagundes Varela é o "Primeiras Familias do RJ", vol II, pag 8 Sebastiao Fagundes Varela, n. no Rio (Sé 4o., 135v), bat. a 30-10-1678 e fal. por volta de 1730, casado com d.Antonia Sebastiana de Macedo, n. em S.Gonçalo.(...) Residiu em Minas Gerais em tempo de solteiro, tendo havido com dona Clara dos Anjos três filhos naturais. Assim, o batismo deve ser procurado no livro da Sé, e não da Candelária."
(May 1, 2004, ver notas enviadas por Roni de Vasconcelos en ficha de esposa Clara dos Anjos)
Caros colegas, Recentemente adquiri o livro: “Historia Antiga das Minas Gerais” de Diogo de Vasconcelos, 4a. Ediçao, Editora Itatiaia, Belo Horizonte-Rio de Janeiro, 1999.
Nele, encontrei as seguintes mençoes:
1) Novos arraiais, pg; 151, tratando de estabelecimentos em 1703:
“Foi esta época em verdade dos estabelecimentos definitivos nas regioes do Carmo. Sebastiao Fagundes Varela erigiu pouco depois a capela de Sao Sebastiao,e seu concunhado Caetano Pinto de Castro a de Sao Caetano, que se converteram em matrizes das respectivas paroquias*.
* = Sebastiao Fagundes era casado com D. Clara dos Anjos, irma de D. Maria dos Anjos, mulher de Caetano Pinto. O Arraial de Sao Sebastiao nos primeiros tempos chamava-se de Sebastiao Fagundes. Todas as capelas foram consagradas pelo Padre Gonçalves.”
2) Pg. 211 e 407: mesma informaçao acima.
3) Termo do Conde de Assumar, pg. 393-395.
“Termo que se fez sobre a proposta do povo de Vila Rica na ocasiao em que veio amotinado à Vila do Carmo:
Aos dois dias do mês de julho de 1720, nesta Vila Real de Nossa Senhora do Carmo, no palacio em que assiste o Exmo. Sr. Conde de Assumar FD. Pedro de Almeida, Governador e Capitao-general de Minas, depois de se ter buscado todos os meios que pareceram convenientes para sossegar o tumulto do povo de Vila Rica e seu termo, persistindo em o mesmo intento durante o tempo de cinco dias, e pelas mas conseqüências que dai se seguiram, e por vir todo o povo sobredito a esta Vila do Carmo com a Câmara presa e as mais pessoas principais de sua vila apresentarem as condiçoes seguintes, a saber: [seguem 15 reclamaçoes sobre impostos abusivos, taxas, reclamaçoes, etc.]
E convocadas as pessoas principais abaixo-assinadas votaram uniformemente se devia conceder ao dito povo tudo o que pedian os artigos acima, assim e da mesma forma que pediam, e do que o dito senhor me mandou passar este termo. Domingos da Silva, Secretario do governo, o fez. [seguem-se as assinaturas do Conde D. Pedro de Almeida e de 26 pessoas, entre as quais Sebastiao Fagundes Varela].”
Em resumo, temos dois fatos novos (pelo menos para mim, que nao sabia):
(1) Sebastiao Fagundes Varela ainda estava em Mariana (Vila do Carmo) em julho de 1720, quando explodiu a “Revolta de Vila Rica”, quem sabe ai teremos mais elementos historicos sobre ele.
(2) sua mulher Clara dos Anjos, tinha uma irma, casada com Caetano Pinto de Castro. Por ai poderemos procurar mais dados sobre a filiaçao de Clara, totalmente desconhecida até agora.
Abraços a todos,
Nelson – Bruxelas, Bélgica
En
http://www.geocities.com/elvraupp/pafg41.htm#1085 hay algun error de fechas, ya que figuran como casados en 1583, pero todos los datos de ellos y familiares coinciden.
Eduardo lo pone como Sebastiao Pedro Fagundez Barella II. Tambien Joao, como Varela.
Sus cuatro hijos figuran aqui con tres apellidos diferentes. Hemos respetado el que usaron en diversos documentos.