•Martim Lem II
http://www.ceha-madeira.net/livros/cap134.htmLemes: Procedem de Martim Leme, filho legitimado por El Rey D. Afonso V., no anno de 1464., de outro Martim Leme Cavalheyro Flamengo, de que faz memoria Manoel Soeyro nos seus annaes de Flandes, que voltando depois de Portugal a sua patria, foi gentilhomem da Camara do Emperador Maximiliano, e Escutete de Brujas. Passou o dito Martim Leme a esta Ilha no anno de 1483., em que escreveu o Duque Infante D. Fernando, ou D. Diogo seu filho, hua carta em seu favor a Camara desta Cidade, então villa. Jaz sepultado no Cruzeyro da Igreja de S. Francisco do Funchal; e foi seu filho Antonio Leme, que teve larga descendencia de sua mulher Catherina de Barros filha de Pedro Gonçalves da Clara, e de sua mulher Izabel de Bairos; a qual instituhio hum morgado na villa da Ponta do Sol, que posuem os descendentes de sua filha D. Leonor Leme; e seu filho Pedro Leme, instituhio outro na freguezia de S. Antonio, junto a esta Cidade, com oubrigação de se conservar esta appellido nos administradores delle.
http://www.interativa.org/annes/annes5.htm (hay docenas de posibles confusiones, como en otros lados, de los diferentes Leme)
Filho de Martin Lem ( com "n" final no primeiro nome e sem o "e" final no sobrenome) e de Joana Barroso ( ou de Barros). Ele flamengo residindo em Lisboa e ela "nobre dama" portuguesa que moraram em Lisboa onde Martin representava a firma do pai.
Lá foi recebido na corte de D.Afonso V "O Africano" que reinou de 1 418-1 481. Este lhe deu carta de naturalização de cidadania de Lisboa e lhe concedeu a 07.06.1456 o monopólio ilimitado de compra e exportação de cortiça em Portugal, pelo prazo de dez anos.
Teve com Leonor Rodrigues sete filhos que mais tarde, já Leonor morta antes de 1 464, foram legitimados pelo Rei D.Afonso V .
Seus filhos foram:
1-Luis Leme que quando o pai voltou para Bruges em 1466, foi em sua companhia e morreu jovem e sem descendência.
2-ANTÔNIO LEME
3-Martin Leme "O Moço" (* 12.11.1450 em Lisboa e + em Funchal-Ilha da Madeira) que foi com seu irmão e seu pai para Flandres e de lá voltou com Antônio para a tomada de Arzila e Tanger em 1471. Em 1483 com o mesmo irmão Antônio, foram se estabelecer na Ilha da Madeira na industrialização e exportação de açucar. Lá, em Funchal, veio a se casar com Maria Adão Ferreira, filha de Adão Gonçalves Ferreira (o primeiro homem a nascer na Ilha da Madeira) e de Beatriz Peres Esteves (Brites Pires) os quais, por parte de outro filho, João Adão "O Velho", são meus décimo quinto avós.
4- João Leme, nascido em Lisboa a 20.11.1459 e falecido em Funchal/Ilha da Madeira, sem descendência.
5- Rodrigo Leme nascido em Lisboa a 20.11.1460 e falecido ainda criança.
6- Catarina Leme nascida e falecida em Lisboa casada em primeiras núpcias com Fernão Gomes de Mina e em segundas núpcias com João Rodrigues Paes, filho de Paio Rodrigues Paes e de Isabel ANES, com geração em Portugal de ambos os casamentos.
7- Maria Leme nascida em Lisboa onde também faleceu em 1460, solteira.